Sabemos que o banco de dados é de vital importância para uma empresa, como também percebemos que é muito difícil analisar o banco de dados de uma empresa por completo, pois seu volume de informações geralmente é muito grande.
Em cima desse histórico podemos identificar tendências e posicionar a empresa estrategicamente para ser mais competitiva e consequentemente maximizar os lucros diminuindo o índice de erros na tomada de decisão.
Pensando nisso, foi introduzido um novo conceito no mercado o Data Warehouse, que é um banco de dados que armazena dados atuais e históricos de interesse potencial de gerentes da organização.
Para organizar os dados, são necessários novos métodos de armazenamento, estruturação e novas tecnologias para a geração e recuperação dessas informações. Essas tecnologias já estão bem difundidas oferecendo muitas opções de ferramentas para conseguirmos cumprir todas essas etapas. Essas tecnologias diferem dos padrões operacionais de sistemas de banco de dados em três maneiras:
- Dispõem de habilidade para extrair, tratar e agregar dados de múltiplos sistemas operacionais em data marts ou data warehouses separados;
- Armazenam dados frequentemente em formato de cubo (OLAP) multi-dimensional permitindo rápido agregamento de dados e detalhamento das análises (drilldown);
- Disponibilizam visualizações informativas, pesquisando, reportando e modelando capacidades que vão além dos padrões de sistemas operacionais frequentemente oferecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário